Sobre o título

Não é um título permanente mas é um ótimo começo.

O Colosso da Marússia é o título de um dos livros de Henry Miller, um de meus escritores preferidos. Nele, Henry conta sobre sua viagem à Grécia e suas descobertas nas maravilhosas ilhas. Nas idas de barco e balsa de um lado pro outro, nos copos d’água gelados que os garçons servem a todo momento e, segundo ele, na melhor coisa que existe na Grécia: os gregos. Henry Miller não economiza nem um pouco ao falar sobre os gregos: amistosos, simpáticos, cordiais, leais, gentis e por aí vai. Conta também sobre o interessante encontro e a amizade que se forma com o filósofo Katsimbalis, um dos pontos altos do livro.

O melhor de tudo é que este livro é ótimo de ser lido. Teoricamente o que todo livro deveria ser mas o que não ocorre com frequência. Rapidamente você entra na viagem junto com ele e praticamente consegue sentir o que acontece em toda a narrativa. Miller é famoso por seus polêmicos livros, Trópico de Câncer e Capricórnio e a trilogia, A Crucificação Encarnada, também conhecida por outros nomes, Sexus, Plexus e Nexus. Mas é neste livro que eu encontrei uma boa e verdadeira história de Henry, sem muitos devaneios e com uma sinceridade maior e explícita bem mais interessante. Pode ser que a idade tenha realmente feito bem à ele.

Estava lendo uma entrevista antiga com Henry na Playboy americana e quando perguntaram pra ele, por qual dos livros ele gostaria de ser lembrado, ele respondeu: O Colosso da Marussia!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s