Miles Davis – E.S.P

Tudo bem, falar de Miles Davis, ou melhor, falar bem de Miles Davis, é chover no molhado. Pode até ser. Mas quando se fala de música, especialmente de Jazz, acho que não tem essa de chover no molhado. Repetir elogios ou críticas positivas não passa de uma obrigação.

Navegando pela net, rapidamente pode-se achar vários textos e biografias sobre este artista único. No site Allmusic tem de tudo. Interessante foi um blog que achei estes dias, hipnotizado pelo disco da foto. O blog do Jojó. Nele tem um pequeno texto extraído do site já conhecido ejazz e uma observação interessante de um amigo do Jojó. “Um amigo querido diz que as pessoas, quando são jovens gostam do pop, com o passar do tempo descobrem a música erudita e acabam no jazz.”

No meu caso, poderia afirmar que este “pop” é na verdade o technopop e a new wave dos ano 80. A música erudita, clássica, folk, country, sempre estiveam presente em casa. Mas nunca fui muito de ouví-las sozinho. Recentemente, em 2002, comecei a ouvir alguns compositores de jazz. Miles Davis sempre foi o preferido. Depois de ficar viciado no Kind of Blue, “default” pra qualquer iniciante que se apaixone por este estilo de música e passar por outros mais alternativos dele como A Tribute to Jack Johnson, voltei uns anos na discografia e estou há meses repetindo o E.S.P. A primeira música também chamada E.S.P. é lieralmente hipnotizante. Mas a que mais gosto de todo o disco é a penúltima, Iris. Com um começo classudo e com uma belíssima linha de trompete no melhor estilo Miles, suave e simpática, não dá vontade de parar de ouvir. A segunda parte é muito boa e nela você começa a entrar de cabeça no mundo desta criação. Me dá uma sensação muito boa ouví-la. A cada dia que passa estou cada vez mais exigente para ouvir música. E, ao que parece, cada vez mais “velho” no gosto musical. O que posso dizer, é uma coisa boa.

Pra quem quiser conhecer, no site do UOL é possível ouvir pelo streaming. Vale a pena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s